14 de dezembro de 2017

Sobre Veias Abertas



Froteiriço: aquele que vive à margem, mas nunca à míngua.

portanto inatingível, portanto inimaginável, senão em sonhos,

habitante do interlugar, 
       do estar ali e talvez aqui, inalcançável.

senão pelos olhos de bon vivants.

De uma ponta à outra, ponta de lança, carcará, 

olhos quase mortos
                    na secura que é estar aqui 
       e sonhar acordado com América e bons
                                                                empregos.

as veias abertas da América Latina é a minha mãe preocupada

com o meu exílio. "Isto não é América" - compreenda.

Amiga querida dizendo que vai sair de casa para ser babá nos states 

e eu querendo também sair de casa

                        para subempregos em terra prometida,

mal sabendo eu que sonhar que se está fora de casa já é estar.

Veias abertas e fora de casa e subempregado e ininteligível ao mínimo sinal
de tristeza. 

"não lugar" é um lugar de passagem,
                                          mas o que fazer quando o não 
                                                                                     lugar se arrasta por anos? dez anos, talvez quinze, até mesmo vinte para aqueles
                                                                       que ainda conseguem se lembrar. 

Eu gosto de contar histórias,

 e de ouvir, 

e de olhar para trás

 rememorando o dia em que eu me sonhei fora de casa
 e de lamuriar estar fora de casa. 

Eu gosto de contar histórias
                                sobre os não-lugares que se tornam lares --
                                 e, inversamente mas não estranhamente,
                                                                  sobre os lares que se tornam não-lugares.

a custosa viagem à terra natal,

 os olhos cheios de lágrimas,

 o coração tão cheio que 
                                       mal se contém justamente por finalmente estar em casa.




Um dia eu acharei as palavras certas, e elas serão simples.


"eu te amo".


arte::: "La Rosa" da Lotería mexicana.


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

Seguimores