Os Que Compartilham Fotos Íntimas Vazadas São os Mesmo Que as Recriminam
Vez ou outra discussões a respeito de machismo são reacendidas, em geral porque algum homem oprimiu uma mulher por fazer algo que para ele está ok, mas para ela é absolutamente imoral.
A mais recente polêmica gira em torno do vídeo promocional da Always, que tem como estrela a modelo, Sabrina Sato. Um dia antes do lançamento da campanha, "vazou" na internet uma suposta sextape de Sabrina, e no dia seguinte foi divulgado o vídeo abaixo.
Coincidentemente já havia escrito uma resposta ao descontrolado compartilhamento de uma sextape há algum tempo, cliquem aqui para ler.
Mas voltando ao assunto, o vídeo de Sabrina tem gerado polêmica, para alguns é mera disseminação de uma cultura machista, de objetificação da mulher, e para outros genial.
Eu tenho enormes problemas com esta campanha, em primeiro lugar, desprezo a ideia da geração de lucro em cima do sofrimento, do constrangimento alheio, por mais que as meninas que falam de ter material íntimo terem sido (muito bem) pagas, não é justificável tal exposição. Aliás, já perceberam como o capitalismo vê em ONGs, no pseudo-ativismo novas minas de ouro? A diferença entre o que realmente é direcionado aos movimentos divulgados em relação os lucros das campanhas é absurda, por pouco não chega a ser inversamente proporcional.
Logo em seguida na minha lista de problemáticas vem este conselho do site da "Safernet", ONG parceira da Always nesta campanha. Alguns talvez não consigam enxergar a mensagem, então irei reescrevê-la.
"Se você (MULHER) não quer que suas fotos e vídeos sejam expostos, evite enviá-los para outras pessoas, passe mais tempo em casa, tricote uma meia e asse um pão, talvez..."
Sejamos francos, são poucos (ou talvez nulos) os homens que se envergonham de ter suas sextapes vazadas, os únicos casos em que há humilhação em violência por parte do público é quando se trata de conteúdo homossexual. Mas ainda assim, estes homossexuais sofrem muito menos do que as mulheres, que são atacadas por todos, mulheres, homens, homossexuais, as únicas que jamais escapam da agressão do machismo são as mulheres.
Que tipo de ONG tenta resolver um problema desta magnitude silenciando mulheres? É como se dissessem: "Você é homem e fica tirando fotos do seu pênis para assediar mulheres? Ok, nós estamos contigo, mas se você é uma mulher e tira foto dos peitos para enviar mundo afora você não passará...Então que tal ficar aí, quietinha, na sua...?"
A campanha da Always é uma romantização barata do vazamento de sextapes, uma abordagem superficial que não mostra o quando é difícil para as mulheres e todas as questões atreladas à problemática. Nunca resolveremos a viralização de sextapes mandando mulheres ficarem caladas, estéticas, petrificadas, é necessário que o machismo envolto nesta questão, seja exposto, dissecado, queimado vivo se for preciso.
As mulheres não estão erradas, muito pelo contrário, mas têm sentido-se erradas graças a terceiros, hipócritas que compartilham, hostilizam e assediam aquelas que não fizeram nada além de exercer o seu livre árbitro, e são estes mesmo homens, de negócios, comuns, de todos os tipos, que desenvolvem e endossam campanhas silenciadoras de mulheres mas que fazem questão mandar no grupinho do whatsapp a nova sextape de tal celebridade com uma legenda ofensiva.
Estaríamos nós fadados a lidar com tais protagonistas ao decorrer do século ou esse machismo se dissolverá?



0 comentários: