3 de janeiro de 2015

Sobre Sextapes

Recentemente vi uma grande polêmica acerca de uma sextape (caso não saiba o que é, não é nada mais do que pornô amador gravado com ou muitas vezes sem o consentimento dos participantes)  protagonizada por uma menina e o que eu acredito ser um grupo de meninos (não tenho certeza). A história não é nova e o resultado não é diferente, vários meninos a assediando e garotas repreendendo-lhe e preferencialmente promovendo o quanto os seus valores morais são superiores aos da menina do vídeo.
Não postarei links para o vídeo ou divulgarei nomes, afinal qual seria a lógica de criticar o assédio e disseminar meio para a propagação dele? Mas afirmo tranquilamente que este texto fala sobre o que acontece com a maioria das sextapes que foram vazadas e serão por um bom tempo, a crucificação das mulheres e a absolvição dos homens.
Antes que comecem a pensar que quero incitar a crucificação dos homens esclareço, um dos meus pontos é que os únicos que devem ser repreendidos são aqueles que não respeitaram a privacidade alheia, se foram os meninos que filmaram e postaram online sem o consentimento da garota eles deverão ser responsabilizados, preferencialmente legalmente.
Ouvi e li inúmeras vezes no decorrer desta semana "Ela é puta", "Mereceu", "Quem manda gravar?", discordo fortemente de todas estas afirmativas, afinal é o corpo dela e se ela autorizou a gravação não cabe a nós querer opinar sobre o livre arbítrio alheio, além de que eu me recuso a rechaçar a moça por mero moralismo. MORALISMO? Então você defende a falta de vergonha? A depravação? As orgias? Eu defendo a liberdade, o direito de utilizar a própria imagem e o próprio corpo como se queira desde que não machuque outras pessoas ou lhes restrinja a liberdade.
A menina a que me refiro deu uma resposta do tipo:

"Fiz porque estava afim, porque senti vontade [...] Me machuca ver garotas me ofendendo, reproduzindo machismo, ao invés de me apoiarem [...] Não me arrependo de ter feito o vídeo, só de ter confiado nas pessoas erradas."

Depois de ver essa resposta a minha reação foi:



É importante também pensar em Sextapes como uma fantasia recorrente no universo masculino e que é aceita por muitas mulheres em função da pressão que é feita sobre elas, mas se fosse falar sobre essas fantasias, essas relações de opressão não terminaria hoje.
Peço a todas meninas que passam ou passaram por alguma situação parecida para que mantenham-se fortes e orgulhosas de si mesmas sem nunca baixar a cabeça para repreensões moralistas, citando uma frase que ouvi há algum tempo: "A melhor forma de se combater o machismo é empoderando mulheres".

STAY STRONG!

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

Seguimores