12 de dezembro de 2014

[Comentário] O Êxtase de Santa Teresa

Esta sempre foi uma das minhas obras favoritas, lembro-me que a princípio não me encantei por ter pensado em simbologias ou materiais, mas sim por ser uma figura imponente, detalhada, carregada de emoção e que consegue falar a todos, tanto especialistas em arte quanto leigos.
Para aqueles que desconhecem a lenda sobre "O êxtase de Santa Teresa", conta-se que certa vez Teresa foi visitada por um anjo. Após uma vida de castidade a freira questiona o anjo se já chegara a hora de sua morte, o anjo lhe responde que não, que viera para satisfazer o vazio que ela vinha sentindo há muito tempo.
Teresa se mostra cética diante do anjo, lhe pergunta como ele pretendia satisfazer o seu desejo, o anjo responde que a lança que carrega lhe foi entregue por Deus para cumprir tal propósito.
Teresa sente-se confusa, não sabe o que pensar, seu único desejo é de rezar e entregar-se a morte, o anjo aponta para seu ventre e atira a lança, contudo, a freira não sente o ventre ser transpassado, e sim a sua "zona sagrada", que mantivera pura até tal momento.
Li algumas coisas sobre a obra e passei a gostar dela ainda mais, ao meu ver representa a exaltação do prazer como parte da natureza humana, a desassociação de sentir prazer com o conceito católico de pecados, o fim a ideia de que os humanos devem adotar uma postura divina, um comportamento inalcançável, mas que é severamente cobrado por todos.
"O Êxtase de Santa Teresa" é sobre permitir-se experimentar a própria natureza, sobre aceitar o que nos foi ensinado a repudiar e negar a qualquer custo.

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

Seguimores