8 de dezembro de 2014

Homens, não protagonizamos feminismo!


Feminista: Uma pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica dos sexos.
Antes de começar este artigo gostaria de ressaltar que eu não estou julgando o movimento feminista ou ditando normas sobre ele, todas as informações contidas neste post vieram de ativistas feministas de um grupo que participo no facebook.
Sobre essas mesmas mulheres gostaria de citar um relato recorrente; Homens que querem comandar o movimento sendo que eles não são oprimidos da mesma forma que as mulheres e recusam-se a reconhecer seus privilégios, como homem sou claro em dizer que numa sociedade patriarcal somos escandalosamente beneficiados, um homem querer tomar assumir a frente no feminismo  é a mesma coisa que uma pessoa branca querer comandar o movimento negro, tudo bem, ele poderá sentir empatia, se colocar no lugar, mas nunca saberá como é se ser verdadeiramente oprimido, como é ter medo de ser agredido, violentado por ser tratado como grupo minoritário.
Falo diretamente aos homens, caso se interessem pelo feminismo tenham em mente que vocês apenas apoiarão o movimento e as ativistas, não se pode opinar em uma luta que não é sua, mas pode-se apoiar os que lutam e lhes valorizar.
"[Ele está] olhando agora para o seu relógio porque aparentemente uma mulher falou demais."
Uma das coisas que me inspirou a escrever este post também foi uma situação pela qual uma amiga minha passou. Ela estava conversando com um garoto que estava interessada e não sei ao certo como se desenrolou a conversa mas a um certo ponto ela citou a icônica frase de Irina Dunn "Uma mulher precisa de um homem tanto quanto um peixe precisa de uma bicicleta", neste momento o garoto a perguntou:


-Você é algum tipo de feminista?
-Sim.
-Olha, eu acho que a mulher precisa do homem sim, e o homem dela!
-Ninguém precisa de ninguém as mulheres são independentes, ficam com quem elas quiserem e se quiserem.
-Ainda acho que precisam...

Ela disse que ele ficou insistindo que homens e mulheres precisam um do outro, usando de um falso igualitarismo para camuflar o quanto estava incomodado com o discurso feminista, então prosseguiu a conversa. Em certo ponto ele a perguntou:

-Se o feminismo luta pela igualdade dos sexos, então ele deveria lutar pelos homens também né? As feministas são egoístas, só pensam nelas, e os homens?

Eu sei que ele disparou uma enxurrada misógina contra ela e o mínimo interesse que poderia ter restado foi destruído.
Novamente, gostaria de ressaltar que não falo em nome do feminismo, mas pelo que aprendi com mulheres ativistas e com algum estudo é:

"Homens já são privilegiados, não são oprimidos, não são orientados à submissão, qual o sentido de lutar por aqueles que não são oprimidos?"


O que falo agora da relação homem x feministas não vale somente para este caso, antes de querer opinar sobre atitudes e conceitos de um movimento é preciso sofrer pelo que se luta, pelo que se busca ali dentro, eu jamais opinaria sobre as atitudes de ativistas feministas ou o que acreditam porque eu não sou mulher, eu não sou oprimido pelo meu sexo, e por mais que possa sentir empatia jamais vou saber como é sofrer essa espécie de opressão.

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

Seguimores