13 de dezembro de 2014

Como Superar um Coração Partido

De todas os tipos de dores que poderiam acometer um ser humano a mais excruciante é a de um coração partido. Trágica receita que todos nós temos que experimentar alguma vez em nossas vidas: 

Ingredientes
  • 2 colheres de sopa de desilusão
  • 1 xícara de rancor 
  • 3 xícaras de frustração
  • 1 copo (grande) de possibilidades (tudo o que poderia ser mas não foi)
  • Melancolia a gosto
Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes em uma grande tigela e os saboreie lentamente, quanto a mistura acabar não tente raspar os restos, apenas lave a tigela. 

É importante que compreenda-se que sofremos sim, aqueles que tentam reprimir a dor são tolos, apenas a sofrerão mais em um futuro não muito distante. Sofremos, mas também devemos voltar ao nosso estado normal (alguns mais do que outros mas ainda assim normal), voltamos a fazer as coisas como eram antes do relacionamento. É importante salientar também que não se deve nunca tentar esquecer da pessoa com quem você terminou, ela fez parte de um momento significativo de sua vida, o fato de sofrer por uma pessoa significa que ela é/foi relevante em sua vida e tentar apagar sua memória, sua presença, seria o mesmo que destruir uma parte de você, da sua história.
"Toda vez que um casal se casa duas pessoas solteiras morrem"
Acreditem, já passei por isso e não há quem seja racional nessas horas, só queremos não sentir dor, somos condicionados a querer achar formas de eliminar a dor ao invés de descobrir sua fonte, de tentar eliminá-la naturalmente, se fôssemos tolerantes à dor não teríamos a morfina, as drogas, e tudo o que nos faz escapar e esquecer da realidade por pouco tempo (em alguns casos por muito tempo, a imersão em vícios é mais comum do que se imagina em pessoas com muita dor).
Nós não aprendemos a lidar com a nossa sensibilidade, a falar das emoções, a ter empatia, ao invés disso nós é apresentada (ou pelo menos costumava ser) a ideia dos modelos de força que estão obrigatoriamente ligados à frieza, ao distanciamento emocional, a racionalidade plena, seria este então um modelo de fraqueza? Muito pelo contrário, quantos de nós nunca desejou não ter uma personalidade tão forte, ou não ser tão emocional? Acredito que a maioria, eu mesmo já quis, porém este modelo que nós é apresentado pelas grandes obras de ficção é inalcançável e instável, afinal enquanto seres humanos somos necessariamente emotivos (alguns mais do que outros) e podemos sustentar uma "máscara" de fortes e inatingíveis mas, uma hora ou outra iremos ceder e quando esta chegar será devastadora.
Eu não estou chorando, eu apenas sou alérgico a babacas!
Chore, assista filmes depressivos, coloque aquela playlist melancólica, é bom ficar na fossa por um tempo nos ajuda a pensar, mas nunca sair da fossa já é outra história. A vida é feita de superação, não quero soar como livros de autoajuda e coisas assim, mas nada acontece de primeira vez, às vezes as coisas nem chegam a acontecer, mas é importante continuar tentando, é importante persistir, uma vez ouvi alguém falar "O futuro é uma ilusão", nunca cheguei a saber ao certo de quem era essa frase, mas gostei e a cito bastante em conversas, as pessoas me falam "você está sendo pessimista, o futuro é lindo, brilhante, esperançoso [...] Você é pessimista, o seu futuro que é uma ilusão" eu acabo respondendo "Para alguém tão otimista são palavras fortes, não é mesmo" e a pessoa me diz algo como "Estou 100% nem aí" e vai embora. Entendo que inicialmente a frase possa soar pessimista, mas o significado é "as coisas não são como idealizamos" e aplicando na vida romântica quer dizer que se você busca um príncipe encantado ou uma princesa, esqueça. Acabou o tempo de realeza, o que temos hoje são apenas resquícios, figuras que servem para nos lembrar de uma época em que as coisas eram menos explícitas, viscerais.
Particularmente tenho horror a príncipes e princesas, acho tão chatos, tão ultrapassados, tão... Na verdade eu acho tudo isso um saco. Deixei de restringir as pessoas com quem me relaciono aos meus conceitos do que seria ideal (ou pelo menos venho tentando) e acho que precisamos fazer isso, esses preconceitos, essas fantasias exageradas que acabam nos impedindo de viver.J
"Use, abuse, o perca. Este é o lema Meagle"
 Talvez esteja se perguntando se eu já superei um coração partido, parafraseando Eartha Kitt já me apaixonei diversas vezes, de diversas maneiras mas nunca compartilhei a mim mesmo com o outro, sempre ofereci o mínimo, talvez este tenha sido meu maior erro. Meu coração foi partido algumas vezes, umas intencionalmente, outras não. Nem sempre por romances (ou a possibilidade deles) mas ocasionalmente por amigos e pessoas próximas.
Não se previne corações partidos, não tem um jeito para evitá-los, dói quando temos nossos corações partidos, mas a sensação que sentimos quando percebemos que eles estão novamente bem é indescritível.

Supere, espere, amadureça. GET OVER HIM/HER!

PS: Caso estejam se perguntando porque eu só usei imagens/gifs de "Parks and Recreation" é porque eu amo a série (é a minha série de comédia favorita) e dá pra usar esses gifs em QUALQUER situação!

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

Seguimores